segunda-feira, maio 21, 2007

FONTES E FONTANÁRIOS












No ano de 1765 mandou Manoel Constâncio (sim o que dá o nome ao Hospital é natural de Sentieiras) fazer esta fonte, conforme a atesta placa junto aos lavadouros. Pelas datas das fontes em 1961 a Câmara Municipal de Abrantes mandou erguer ou remodelou os fontanários da aldeia.
Sentieiras teve água canalizada a partir salvo erro do inicio da dec. de 80. Muitos foram os namoros, os beijos roubados os “cântaros partidos”, recordações de uma vida de sobe e desce com água e roupa à cabeça, sim porque para quem não conhece Sentieiras, as fontes são na zona mais baixa e a aldeia está localizada ao longo do vale.
Não ando revolucionário, mas a câmara ou a junta bem podiam e deviam dar um ar mais limpo e apresentável ao que foi um dos únicos meios de abastecimento de água á aldeia.
Fica o repto e o agradecimento ao Hernâni Batista pelas fotos.



2 comentários:

ManuelNeves disse...

Viva!

Muito bem, o blog cada vez toma mais forma e "força". Parabéns!

As fontes e fontanários, foram sem dúvida um marco importante na vida das aldeias quando outro meio não havia de ter água para beber, cozinhar ou lavar. Quem viveu numa aldeia, sabe que a água que em casa se bebia directamente do cantaro, tirado com um púcaro por todos os elementos da familia, sabia de forma inigualável, que ainda hoje nenhuma água do Luso ou daquelas modernaças com sabores,lhes chega aos calcanhares.
Como vai acontecendo um pouco pelo País, todas as boas memórias, nomeadamente aquelas que amordaçaram e oprimiram as pessoas simples e humildes, vão sendo esquecidas e abandonadas por quem de direito.
As fontes e fontanários, hoje se já perderam o seu sentido útil em alguns casos, deveriam ser preservadas por aquilo que representaram, constituindo uma importante memória colectiva do colectivo.

Um abraço

Anónimo disse...

Muito bonito